
Ninecon implementa o Oracle ERP Cloud na fintech Pefisa.
A Integradora Ninecon, uma das principais consultorias implementadora de soluções Oracle no Brasil, foi a empresa escolhida pela Pefisa, fintech e braço financeiro das lojas Pernambucanas, para realizar a implementação do ERP Oracle Cloud em um prazo desafiador por determinação do BACEN.
A Pefisa tem se destacado por proporcionar acesso à linhas de crédito de forma ágil, atendendo às necessidades de seus clientes com soluções personalizadas e eficientes com a segurança necessária.
“A escolha pela Ninecon para liderar a iniciativa se deu pela parceria de longa data, expertise e trajetória de projetos de sucesso juntos, além do conhecimento da Integradora sobre o que precisaríamos que fosse implementado. Fomos muito assertivos sobre esse aspecto e acreditamos que trabalhamos com o melhor parceiro”, comenta Fabiano Rustice, CIO da Pernambucanas/Pefisa.
“A Ninecon possui uma vertical dedicada para atendimento aos clientes do varejo, justamente por nossa experiência em entender suas dores e assim poder elencar as melhores soluções para este segmento.”, comenta Ana Cristina Backer, Diretora da Vertical Varejo Ninecon.
O mercado de fintechs na América Latina segue em franco crescimento, tendo o Brasil como o país com o maior número de empresas do segmento. Segundo a “Pesquisa Fintechs de Crédito Digital”, realizada em2024 pela PwC e a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), o aumento na oferta de crédito alcançou R$ 21,1 bilhões no ano anterior.
O projeto
Batizado de “Hermes”, em referência ao deus da contabilidade na mitologia grega, o projeto teve como principal requisito atender importantes requisitos regulatórios do Banco Central do Brasil (BACEN).Como solução aportada e oportunidade de evolução tecnológica, foi implementado o Oracle ERP Cloud.
“Anteriormente, a instituição utilizava a IAS39, um plano do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional(Cosif) e que passou a ser substituído pela IFRS 9, norma contábil internacional que estabelece critérios para a classificação, mensuração e divulgação de instrumentos financeiros, em vigor desde janeiro de 2018. O maior desafio desse projeto foi realizar essa atualização em um curto espaço de tempo e sem comprometer as operações da instituição. Graças à experiência e dedicação dos profissionais envolvidos, tanto da Pefisa, quanto da Ninecon e Oracle, concluímos com sucesso”, explica Elaine Ronchel, Gerente de Programa Ninecon.
A primeira fase foi a implementação da frente de gestão contábil, para que a Pefisa pudesse validar em paralelo com o sistema antigo entre os meses de novembro e dezembro de 2024, entrando em operação em janeiro de 2025 com as outras frentes de backoffice como contas a pagar, compras, contas a receber, entre outros.
“Apesar de desafiante, nossas equipes tiveram uma sinergia incrível o que possibilitou que tivéssemos a qualidade, agilidade necessárias para esta entrega sem comprometimento do cronograma, do custo e qualidade”, comenta Ana Cristina.
Confira abaixo nosso podcast especial, em que Leandro Baran entrevista Fabiano Rustice (CIO | Pernambucanas & Pefisa), Ana Cristina Backer (Diretora de Varejo da Ninecon) e Elaine Ronchel (Gerente de Projetos da Ninecon) e compartilharam os bastidores do projeto "Hermes" e como ele impulsionou a eficiência e inovação na fintech Pefisa.